VOCÊ SABE POR QUE A SERPENTE MOSTRA A LÍNGUA?

Texto: Giulia S.Marchiori


Qualquer pessoa que pare para observar atentamente uma serpente percebe que ela projeta a língua para fora da boca o tempo todo. Por que será que as serpentes exibem este comportamento?

Figura 1: Foto de uma Bothrops erythromelas, imagem mostrando sua língua fora da cavidade oral. Foto tirada em Ipupiara, Bahia. Autor: Thiago Silva Soares.


A resposta para esta grande curiosidade é tão simples quanto interessante: as serpentes ficam colocando a língua para fora porque é através dela que esses animais conseguem captar os cheiros. Isso mesmo! A língua das serpentes faz parte do seu sistema olfativo!


As serpentes têm um par de cavidades no teto da boca, que fazem parte do órgão de Jacobson (ou órgão vomeronasal). O órgão de Jacobson é um órgão de olfação totalmente revestido por um epitélio sensorial ligado ao nervo olfatório. Ou seja, este órgão compõe um sistema quimiorreceptor. Ao colocar a língua para fora, as serpentes capturam partículas do ambiente. Ao retrair a língua para dentro da boca, as serpentes levam estas partículas às cavidades do órgão Jacobson, que interpreta os sinais químicos.


Por meio desse sistema, as serpentes percebem o ambiente. Elas conseguem saber, por exemplo, se há presas disponíveis ou predadores dos quais ela deve se afastar. Ela também consegue perceber se há água ou refúgios disponíveis. Como vocês podem ver, o sistema olfativo das cobras é o seu fiel escudeiro, seu mecanismo de defesa. Dado que as cobras não tem boa visão, a língua das cobras é sua principal forma de “ver” o ambiente ao seu redor, conseguir comida e evitar que elas virem comida.


Ok! Mas isso quer dizer que a língua das serpentes tem duas funções? Captar o cheiro e sentir o sabor? Na verdade não. Diferente de nós, humanos, todo processo de digestão das serpentes ocorre em seu estômago. As serpentes não possuem receptores de sabor em sua língua, nem no estômago. Ou seja: elas não sentem o gosto do que comem. Pelo menos não como nós.


Da próxima vez que você vir uma serpente, você já sabe que, ao pôr a língua para fora, ela está apenas “enxergando” o ambiente ao seu redor.

Referências:


FRAGA, R., PIMENTEL, PRUDENTE, A.L., MAGNUSSON, W.E. 2013. Guia de cobras da região de Manaus- Amazônia Central. 50p. a 53p.


Herpeto.org. Por que as cobras mostram a língua? Disponível em: http://herpeto.org/kids/mundo_herpeto/por-que-as-cobras-mostram-a-lingua/. Acesso em: 23 Fev.2022.


POUGH, F. H., JANIS, C. M., & HEISER, J. B. 2008. A Vida dos Vertebrados. 4ª edição. São Paulo: Atheneu, 684p.


STUNITZ,L. Anatomia dos repteis. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/download/repteis/Anatomia%20dos%20repteis.pdf. Acesso em: 24 Fev.2022.

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo