top of page

VENENO DE JARARACA (BOTHROPS JARARACA) PODE SALVAR VIDA DE HIPERTENSOS

Atualizado: 20 de abr. de 2019


Você sabia que as jararacas salvam mais de 30 milhões de brasileiros?


Texto: Tainara de Alencar


Jararaca (Bothrops jararaca)
Jararaca, Bothrops jararaca - Fotografia: João Pedro Kloss Degen

A hipertensão é uma doença que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, mas a grande maioria não faz ideia que o captopril, o remédio mais comum no tratamento de hipertensão, foi desenvolvido a partir de uma substância encontrada no veneno da jararaca (Bothrops jararaca).


Com base em estudos realizados sobre os efeitos do veneno da jararaca (Bothrops jararaca), por Sérgio Ferreira e Rocha e Silva na década de 60, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, os quais evidenciaram efeitos hipotensores do veneno. Então captopril foi o primeiro fármaco antihipertensivo, inibidor da enzima conversora de angiotensina, (BARREIRO; FRAGA, 2001). Este medicamento é comercializado desde os anos 70, sendo o medicamento para pressão alta mais utilizado no mundo, inibindo os agentes que elevam a pressão arterial e mantendo o controle através do uso continuo.


O veneno da jararaca (Bothrops jararaca), não só deu origem ao medicamento anti-hipertensivos captopril, mas também a outros como o e evasin (sigla para endogenous vasopeptidase inhibitor), este foi patenteado recentemente por pesquisadores do Instituto Butantan, de São Paulo. Outro recente medicamento é o enpak (sigla para endogenous pain killer), uma proteína com poder analgésico obtida do veneno da cascavel (Crotalus terrificus), cujo efeito pode vir a ser 600 vezes mais poderoso que o da morfina (Bellinghini, 2004). Portanto, a conservação das serpentes venenosas brasileiras preservará também o potencial farmacêutico e socioeconômico de seus venenos.



Imagem: Medicine How

Sendo assim, ajude na conservação de serpentes! NÃO AS MATE! Além de possuírem grande sua função ecológica, salvam mais vidas humanas do que causam acidentes!

Herpeto Capixaba - Pela conservação dos Anfíbios e Répteis do Espírito Santo.

Referências bibliográficas

MOREIRA M. P. e et al “Avaliação da qualidade de comprimidos de captopril dispensados em feira de santana – ba”. Infarma, v.16, nº 13-14, 2005

MARTINS M., BARROS F. M. “Panorama Geral dos Répteis Ameaçados do Brasil” Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.


448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page