Buscar
  • Herpeto Capixaba

VENENO DE JARARACA (BOTHROPS JARARACA) PODE SALVAR VIDA DE HIPERTENSOS

Atualizado: 20 de Abr de 2019


Você sabia que as jararacas salvam mais de 30 milhões de brasileiros?


Texto: Tainara de Alencar


Jararaca, Bothrops jararaca - Fotografia: João Pedro Kloss Degen

A hipertensão é uma doença que atinge mais de 30 milhões de brasileiros, mas a grande maioria não faz ideia que o captopril, o remédio mais comum no tratamento de hipertensão, foi desenvolvido a partir de uma substância encontrada no veneno da jararaca (Bothrops jararaca).


Com base em estudos realizados sobre os efeitos do veneno da jararaca (Bothrops jararaca), por Sérgio Ferreira e Rocha e Silva na década de 60, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, os quais evidenciaram efeitos hipotensores do veneno. Então captopril foi o primeiro fármaco antihipertensivo, inibidor da enzima conversora de angiotensina, (BARREIRO; FRAGA, 2001). Este medicamento é comercializado desde os anos 70, sendo o medicamento para pressão alta mais utilizado no mundo, inibindo os agentes que elevam a pressão arterial e mantendo o controle através do uso continuo.


O veneno da jararaca (Bothrops jararaca), não só deu origem ao medicamento anti-hipertensivos captopril, mas também a outros como o e evasin (sigla para endogenous vasopeptidase inhibitor), este foi patenteado recentemente por pesquisadores do Instituto Butantan, de São Paulo. Outro recente medicamento é o enpak (sigla para endogenous pain killer), uma proteína com poder analgésico obtida do veneno da cascavel (Crotalus terrificus), cujo efeito pode vir a ser 600 vezes mais poderoso que o da morfina (Bellinghini, 2004). Portanto, a conservação das serpentes venenosas brasileiras preservará também o potencial farmacêutico e socioeconômico de seus venenos.



Imagem: Medicine How

Sendo assim, ajude na conservação de serpentes! NÃO AS MATE! Além de possuírem grande sua função ecológica, salvam mais vidas humanas do que causam acidentes!

Herpeto Capixaba - Pela conservação dos Anfíbios e Répteis do Espírito Santo.

Referências bibliográficas

MOREIRA M. P. e et al “Avaliação da qualidade de comprimidos de captopril dispensados em feira de santana – ba”. Infarma, v.16, nº 13-14, 2005

MARTINS M., BARROS F. M. “Panorama Geral dos Répteis Ameaçados do Brasil” Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.


0 visualização

©2019 by Herpeto Capixaba. Proudly created with Wix.com