top of page

SHINOBI DE RESPEITO: CIENTISTAS DO MUNDO NINJA

Texto: Izadora Silveira Fernandes

A manipulação do chakra é uma habilidade comum dentre os personagens, sendo este a energia, a vida. Ao longo dos episódios de Naruto, vemos diversos personagens desenvolverem habilidades enquanto cientistas, já que colaboram para o desenvolvimento de habilidades médicas incluindo regeneração, organismos geneticamente modificados ou interação com animais. Tenha em mente que nesta matéria, levaremos em consideração a realidade do anime e a nossa e tudo se baseia em licença poética. Se você concorda ou discorda de algum ponto, comente aqui. Vamos adorar saber sua opinião!

A primeira cientista


A primeira cientista da lista e também da história, foi Kaguya, mesmo que de maneira não intencional. Há muito tempo, Kaguya comeu um fruto de uma árvore divina, passando a possuir um poder especial: o chakra. No anime é bem trabalhada a relação genética, mesmo que não seja na frente das telas. Os que herdaram esse poder de Kaguya são os chamados ninjas. Por causa dela temos o estudo da Shinju e o desenvolvimento do Kekkei Genkai, as habilidades especiais como Sharingan e Byakugan.

O grande antagonista do clássico


Orochimaru foi o primeiro vilão que conhecemos e depois do final da guerra ele começou a fazer vários experimentos em busca da imortalidade. Mesmo com tudo dando “errado” ele continuou a fazer experimentos com a ajuda de Kabuto. Orochimaru foi um cientista notável, que estudou corpos, desenvolveu o Selo da Maldição, atuou na área de implantação de células, além de invocar diversas serpentes ao longo do anime.


Figura 1: O antagonista Orochimaru; Autor: Kishimoto Masashi.

Um biotecnólogo?


Kabuto, braço direito de Orochimaru, Aprendeu Ninjutsu Médico e permaneceu fiel ao seu mestre. Com base nas lutas, no decorrer dos episódios, percebemos que ele tem grande conhecimento sobre o corpo humano, músculos e fluxo de chakra. Também atuou na área de implantação das células e criou o primeiro Organismo Geneticamente modificado (OGM) a partir do DNA de Hashirama para utilização na guerra, além de modificar a si mesmo, assumindo a aparência de serpente ao longo do tempo.

O grande Herpetólogo

Existem diversos animais que podem ser invocados por um shinobi. Dentre eles está a nossa herpetofauna. E – ainda bem – muitos deles lutam ao lado dos mocinhos e esse trecho aqui é sobre eles.


Ainda no clássico, nos deparamos com a primeira invocação. E não poderíamos terminar este texto sem mencionar o “sábio do sapo”, né? Jiraiya é um dos personagens mais amados até hoje e muito disso se deve ao seu senso de humor. Além de ser um dos Sannin lendários, ele ainda é um herpetólogo que conquistou a lealdade e respeito dos sapos, o que é bem raro dentre os personagens, pois além dele, só Minato e Naruto realizaram essa proeza.

Dentre as invocações do anime, apesar das cores fantasia, a semelhança com espécies reais é clara. Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões.


Figura 2: Ero-Sennin e Daí Gama; Autor: Kishimoto Masashi.

Figura 3: A-Proceratophrys laticeps (Autor: Ubiratã Souza); B-Gamariki (Autor: Kishimoto Masashi); C- Rhinella rubescens (Autor: Arthur Anker); D-Gamabunta (Autor: Kishimoto Masashi).

E aí? Você já tinha notado a grandeza dos cientistas do mundo ninja?


REFERÊNCIAS

Masashi, Kishimoto. 1997. ナルト (Naruto). Shueisha.


Martins, Pedro. Rhinella rubescens. 2021. Disponível em: <https://www.tumgir.com/tag/rhinella> Acesso em: 20 de julho de 2021.


265 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page