top of page

SERPENTES SALVAM VIDAS!

Texto: Giulia da Silva Marchiori


É bem provável que você já tenha escutado sobre a má fama das serpentes, que elas são as grandes personagens dos acidentes ofídicos, mas e sobre a sua importância, você sabe?

Imagem 1: Na foto é possível observar a Bothrops jararaca, uma serpente peçonhenta de importância médica. Autor: Thiago Silva Soares.


As serpentes são conhecidas mundialmente e esses animais colaboram para o funcionamento dos ecossistemas, constituindo parte do topo da cadeia alimentar. Um desequilíbrio na população desses animais pode causar uma superpopulação de outras espécies, por estas serem presas naturais das serpentes.


Com a diminuição do número das serpentes, uma das populações que tendem a aumentar são os roedores! Esses, por sua vez, apesar de também possuírem uma importância ecológica, quando estão em desequilíbrio com populações muito grandes e sem controle, acabam gerando transtorno às pessoas por invadirem áreas urbanas e serem transmissores de algumas doenças.


Além de ajudarem a manter o equilíbrio do ecossistema, as serpentes também são extremamente importantes para a medicina, por serem utilizadas para a produção de medicamentos que tem como base as toxinas das serpentes. Como exemplo, tem-se o conhecido Captopril, que é produzido através de uma proteína encontrada no veneno da Bothrops jararaca e é utilizado mundialmente no tratamento de hipertensão arterial humana, bem como o Integrilin,cujo princípio ativo é o Eptifibatide obtido do veneno da cascavel Pigmeu (Sistrurus miliarus barbouri) que impede a agregação de plaquetas sanguíneas, inibindo a coagulação sanguínea. Além disso, também podemos citar analgésicos, colas biológicas, imunobiológicos e várias pesquisas que ainda estão em progresso para a farmacologia.


Através destes dados, é possível entender que as serpentes são importantes não apenas para o equilíbrio ecológico, mas também para nós seres humanos, salvando vidas indiretamente no controle de pragas ou diretamente através da utilização das suas toxinas para a criação de medicamentos.


Referências:


INSTITUTO BUTANTAN. Por que as serpentes são importantes para o equilíbrio ambiental?. Disponível em < https://butantan.gov.br/bubutantan/por-que-as-serpentes-sao-importantes-para-o-equilibrio-ambiental> Acesso em: 03 de jul. 2022.


MONACO, L. M.; MEIRELES, F. C.; ABDULLATIF, M.T. Animais venenosos: serpentes, anfíbios, aranhas, escorpiões, insetos e lacraias. São Paulo: Instituto Butantan. 2017.

RODRIGUES, R. R.; BERNARDES, N. R. As serpentes e a indústria farmacêutica: medicamentos e soro antiofídico. Cadernos Camilliani, V.17, n.2, 2020.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page