top of page

SERIA A PUPILA A JANELA QUE MOSTRA A PRESENÇA DE PEÇONHA?

Texto: Giulia S. Marchiori


A verdade é que não, uma vez que o formato das pupilas indicam os diferentes modos de vida das serpentes e não a presença de peçonha. Então venha entender melhor essa questão ao longo do texto.

Figura 1. A foto mostra a pupila vertical de uma Bothrops jararaca (Wied,1824). Foto tirada em Pinheiros REBIO Córrego do Veado. Autor: Rafael Scherrer Mathielo.


Você já pode ter ouvido falar que serpentes com pupilas verticais são peçonhentas, mas a verdade é que isso é mais um grande mito. As serpentes podem ter pupilas verticais ou redondas e tais características não estão ligadas ao fato de ser um animal peçonhento ou não, mas sim com seu comportamento.


A verdade é que as serpentes que realizam suas caçadas à noite tendem a ter pupilas verticais, esse formato oferece mais profundidade, sendo uma vantagem para enxergar suas presas a uma maior distância e com mais foco durante à noite, ajudando a serpente capturar suas presas sem a necessidade de fazer grandes movimentações a procura de um melhor ângulo de visão.


Já as serpentes com pupilas redondas costumam ter hábitos diurnos e são animais que procuram e perseguem ativamente suas presas ao invés de criarem emboscadas, além disso, a pupila redonda consegue capturar mais luz solar, sendo uma vantagem para as espécies diurnas.

Figura 2. A foto mostra a pupila redonda de uma Erythrolampus reginae (Linnaeus, 1758). Foto tirada em Muqui-ES. Autor: Thiago Maciel de Castro.


Acredito que mais um mito foi esclarecido e agora você sabe que não é possível saber se as serpentes apresentam ou não peçonha apenas pelo seu olhar.


Referências:


BERNARDE, P. S.. Anfíbios e Répteis - Introdução ao estudo da herpetofauna brasileira. Anolis Books, Curitiba, 320p. 2012.


MIRANDA, G. Pesquisadores explicam por que cobras têm "olho de gato". FOLHA DE S. PAULO CIÊNCIA. 2010. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2108201003.htm . Acesso em: 31 Dez. 2021.

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page