top of page

QUAL A RELAÇÃO ENTRE UM FILME E UMA ESPÉCIE DE IGUANA?


Texto: Bryan da Cunha Martins


Fala “aê”, tudo certo? Este título pode despertar bastante curiosidade, não é mesmo? Certamente eu ficaria curioso! Pois bem, não é clickbait. Veremos, adiante, como a produção de um filme (MUITO FAMOSO) foi imprescindível para a ampliação do conhecimento científico sobre a herpetologia. Vamos nessa!?


Figura 1: Brachylophus vitiensis posando para foto. Fonte: Sharon Omondi


Onde tudo começou

Curioso para saber o nome do filme, né? Vamos ver se vocês acertam: é um clássico do cinema; passou inúmeras vezes na Sessão da Tarde; é um filme da década de 80. Já sabe qual é? Se você disse “A Lagoa Azul”, acertou em cheio! Acho que a maioria dos que lerão este deve ter assistido a esse filme. Eu garanto de quatro a cinco “assistidas”.


Tudo começou em 1980, quando o filme foi lançado nos cinemas. Uma espécie de iguana aparecia frequentemente nas cenas do filme, o que intrigou o herpetólogo americano John Gibbons. Gibbons não reconheceu a espécie, então realizou uma pesquisa bastante aprofundada para ver se encontrava algo sobre, e não encontrou. A partir deste momento, Gibbons passou a acreditar que se tratava de uma espécie ainda desconhecida da ciência e decidiu ir à Fiji (país onde o filme foi gravado) averiguar.


Excursão para Fiji e descrição da espécie

O artigo saiu bem rapidamente (1981). Durante este tempo, Gibbons foi para Fiji e começou um minucioso trabalho de campo à procura da espécie. Diferente do que você pode estar pensando, Gibbons não foi à ilha onde o filme foi gravado (Ilha das Tartarugas, Fiji), e sim para a ilha de Yadua, por indicação de Fergus Clunie, curador do Museu de Fiji, localizado na cidade de Suva. Apesar disso, o holótipo (primeiro espécime encontrado e utilizado para descrição) só foi encontrado nas Ilhas Yaduataba.


A pesquisa contou com a ajuda de diversas partes: Do Museu de Fiji; do co-proprietário da Ilha de Yaduataba; da Universidade do Sul do Pacífico, localizada em Suva, Fiji; do Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard, em Massashuchetts, EUA, onde o holótipo foi depositado; do British Museum (Museu Britânico), localizado em Londres, Inglaterra, onde os parátipos (demais espécimes utilizados na descrição) foram depositados; além dos populares que foram muitos hospedeiros (palavras de Gibbons).


O nome dado à espécie foi Brachylophus vitiensis, uma homenagem à Viti, nome fijiano de Fiji.

Apesar de ter sido descrita “recentemente” e de sua população possuir mais do que 10 mil indivíduos, a espécie se encontra criticamente ameaçada pela IUCN. Este fator pode estar relacionado à agressividade dos machos dominantes que suprimem o desenvolvimento e reduzem a sobrevivência dos jovens, diminuindo a população de machos. Outro fator que pode influencia é a possível baixa variabilidade genética por se tratar de uma população isolada. A baixa variabilidade genética diminui a capacidade de uma espécie se adaptar, caso haja mudança no ambiente onde vivem, e aumentam as chances de uma população ser dizimada, caso uma doença surja, já que todos os indivíduos serão geneticamente semelhantes.


Em qual momento posso avistar a espécie no filme?

Acho que essa é a pergunta que não quer calar, né? Bom, nem vou precisar dizer que assisti ao filme mais uma vez (quinta ou sexta vez!) para encontrar os momentos que o bicho aparece, né? Separei dois momentos bem legais. Abrindo por este link (https://www.youtube.com/watch?v=qSzKXgMkNes), o primeiro momento aconteceentre 38:29 e 38:33 e o segundo momento entre 39:51 e 39:56.


Referências

AMABIS, J, M; MARTHO, G, R. Biologia em Contexto. 1ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2013.


GIBBONS, J, R, H. The Biogeography of Brachylophus (Iguanidae) including the Description of a New Species, B. vitiensis, from Fiji. Journal of Herpetology. Vol. 15, No. 3 (Jul. 31, 1981), pp. 255-273 (19 pages).


HARLOW, P., FISHER, R. & GRANT, T. 2012. Brachylophus vitiensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: Acesso em: <https://www.iucnredlist.org/species/2965/2791620> Acesso em 10 de abr. 2020.


MEGACURIOSO. Sete coisas que você provavelmente não sabia sobre “A Lagoa Azul”. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/cinema/71712-7-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-a-lagoa-azul.htm> Acesso em: 10 de abr. 2020.


MORRISON, S. F; BICILOA, P; HARLOW, P. S; KEOGH, S. J. Spatial Ecology of the Critically Endangered Fijian Crested Iguana, Brachylophus vitiensis, in an Extremely Dense Population: Implications for Conservation. Plos One. Vol 8, No 9 (2013).


THE REPTILE DATABASE. Brachylophus vitiensis GIBBONS, 1981. Disponível em: <http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Brachylophus&species=vitiensis> Acesso em: 10 de abr. 2020.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page