top of page

QUAL A ESPÉCIE DA NAGINI DE HARRY POTTER?


Texto: Izadora Silveira Fernandes


Eu juro solenemente não fazer nada de bom.


Se você já assistiu Harry Potter, tenho certeza que notou que o símbolo da Sonserina é uma serpente. Os sonserinos por grande parte da saga foram questionados quanto à sua lealdade e bondade e na vida real isso também acontece com esses répteis.


Este animal passou a ser taxado como “mau” ao longo dos livros e filmes. Lembra do Basilisco no filme a “Harry Potter e a Câmara Secreta”? Ele foi criado para matar os nascidos trouxas. E da “Marca Negra”? Era o símbolo dos comensais da morte, composto por uma caveira e uma serpente.


O surgimento de Nagini

Muitos amantes da saga nutrem um eterno “ranço” por Nagini, pois ela assassinou a sangue frio Severus Snape, mas será que ela era de todo má? Ela foi capturada em uma selva Indonésia e no filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” descobrimos que ela era uma mulher amaldiçoada que servia como atração de um circo. Sua maldição estava ligada ao fato de que um dia ela se tornaria uma serpente para sempre. Ela não teve escolha sobre o que se tornou. Entretanto, acabou sendo usada por “Você sabe quem” como Horcrux após vislumbrar uma morte traumatizante. De certa forma, ela acabou sendo apenas uma vítima.

Mas afinal, qual é a espécie da Nagini?


Informações nos livros

“A enorme cobra apareceu e subiu vagarosamente pela cadeira de Voldemort. Foi emergindo, como se fosse interminável, e parou sobre os ombros do mestre: o pescoço do réptil tinha a grossura de uma coxa masculina; seus olhos com as pupilas verticais não piscavam. Voldemort acariciou-a, distraído, com seus dedos longos e finos, ainda encarando Lúcio Malfoy” (Relíquias da morte, p. 14)


Além de seu papel como “assassina dos trouxas”, conhecemos algumas características físicas dela, sabemos, por exemplo, que ela possui pele esverdeada, cerca de três metros de comprimento e costelas no pescoço. Porém, nós temos que ter em mente a existência do feitiço Engorgio, que é capaz de aumentar o tamanho de um objeto. Com base nestes aspectos, temos indícios de que ela na verdade a Nagini é uma cobra-rei verde-oliva, desconsiderando o comprimento e a espessura em razão do feitiço. Vocês que assistiram “Animais Fantásticos e Onde Habitam” perceberam que a atriz escolhida para o papel é asiática? A razão para a escolha é porque a espécie Ophiophagus hannah é comum na ásia (Figura 1).


Figura 1: Ophiophagus hannah. Autoria: Cultura mix.

Mas e nos filmes?

Apesar de sua aparência ser diferente dos livros, vamos focar no filme aqui, ok? Segundo o livro ”Harry Potter: Um Livro Pop-Up”, Nagini foi representada no cinema como uma Python bivittatus, a píton-birmanesa (Figura 2A, B). Todavia, nos dois últimos filmes, ela foi retratada como uma Python reticulatus, a píton-reticulada (Figura 2A, C).


Figura 2: Nagini (A), Autoria HP Fandom. Python bivittatus (B), Autoria: Joel Sartore. Python reticulatus (C), Autoria: Ricardo Miranda.


Uma dica da saga Harry Potter

Durante a saga, Arthur Weasley é picado por Nagini, mas Harry Potter, ligado a ela por também ser uma Horcrux, salva o dia. Arthur permanece no Hospital St. Mungus em observação por dias, como vemos no trecho a seguir:


“Parece que havia um veneno incomum nas presas daquela cobra que mantém as feridas abertas. Mas eles têm certeza de que encontrarão um antídoto, dizem que já tiveram casos piores do que o meu, nesse meio-tempo só preciso beber uma Poção para Repor o sangue de hora em hora” (A ordem da fênix, p. 306)


Então, fica a dica! Se um dia você for picado, tente tirar uma foto para que seja possível identificar o animal o melhor possível e assim, serão maiores as chances de ocorrer a administração do soro antiofídico correto.


Malfeito feito!



Referências

Cultura Mix. Cobra-Real. Disponível em: <https://animais.culturamix.com/informacoes/repteis/fotos-cobra-real> Acesso em: 30 de abril de 2020.

Harry Potter; Direção: Chris Columbus, Alfonso Cuaróm, Mike Newell e David Yates. Produção: David Heyman, Chris Columbus, Mark Radcliffe, David Barron e J.K Rowling. Reino Unido: Warner Bros Pictures, 2001 - 2011. 8 DVDs.

HP FANDOM. Nagini. Disponível em: <https://harrypotter.fandom.com/pt-br/wiki/Nagini> Acesso em: 24 de abril de 2020.

Kee, Lucy. Harry Potter - Um Livro Pop-up: Com Imagens dos Cenários dos Filmes, 1ª ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 2010.

Legião dos Heróis. 10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Nagini, De Harry Potter E Animais Fantásticos. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-nagini-de-harry-potter-e-animais-fantasticos.html#list-item-10> Acesso em 24 de abril de 2020.

Miranda, Ricardo. Python reticulatus. Disponível em: <https://olhares.com/piton-reticulada-foto5330900.html> Acesso em 30 de abril de 2020.

Muggle Net. Is Nagini the Snake That Harry Set Free in “Sorcerer’s Stone”? Disponível em: <https://www.mugglenet.com/2018/03/mythtery-nagini-snake-harry-set-free-philosophers-stone> Acesso em 30 de abril de 2020.


Rowling, J. K. Harry Potter (série de livros). Rio de Janeiro: Rocco, 1997 - 2007.

Sartore, Joel. Nacional Geographic. Python bivitattus. Disponível em: <https://www.pinterest.es/pin/424956914833672613/?nic_v1=1aA8HcbISwhi4RMj%2BBH2pkIlQwIPL6P1NaUXA4H%2FfeBmMaO4Iq7mYy8B11GrJ7cpLA> Acesso em: 30 de abril de 2020.

5.345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page