PERERECAS PODEM SER PEÇONHENTAS? SIM!

Atualizado: Jul 16

Texto: Izadora Silveira Fernandes.


Caracterização

Nyctimantis brunoi (Figura 1) e Corythomantis greeningi pertencem ao grupo conhecido como pererecas-de-capacete. Além de produzir toxina, elas possuem um mecanismo para injetá-la! Basicamente, ao se sentirem ameaçadas, elas dão uma "cabeçada" para inocular o veneno por meio dos espinhos em seu crânio (Figura 2). Esse mecanismo é ativado apenas quando o animal é atacado ou mordido. Apesar de todo esse aparato diferenciado, estes animais não representam perigo aos seres humanos, pois o risco de o veneno ser injetado é pequeno.


Por isso possuem esse nome popular, referência a ossificação da cabeça, que forma uma espécie de crista óssea. Estas espécies costumam viver em bromélias e o formato de seu crânio, voltado para cima, impede a entrada de predadores em seu abrigo. No entanto, também podem ser encontradas em troncos de árvores e cipós.


A perereca-de-capacete é essencial para o equilíbrio ecológico e atua no controle natural de pragas. Por isso, é importante promover a educação ambiental com o intuito de conhecer para preservar.


Distribuição

Nyctimantis brunoi é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e é comum principalmente em restingas. Abrangendo a costa do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sul da Bahia e Espírito Santo. Já Corythomantis greeningi, vive na Caatinga em pode ser encontrada no Tocantins, Centro-oeste do Brasil, Nordeste do Brasil e Norte de Minas Gerais.


Como essas espécies são capazes de inocular ativamente o veneno em outros animais, elas são consideradas peçonhentas! Você sabia?


Figura 1 - Nyctimantis brunoi. Autoria: Thiago Silva-Soares.


Figura 2 – Crânio da perereca-de-capacete destacando seus espinhos. Autoria: Carlos Jared, 2016.


REFERÊNCIAS

Fioravanti, C. Enquanto a chuva não chega. 2005. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/enquanto-a-chuva-nao-chega/>. Acesso em: 30 de junho de 2021.


Globo. Perereca-de-capacete tem veneno mais potente que o da jararaca. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/perereca-de-capacete-tem-veneno-mais-potente-que-o-da-jararaca.ghtml>. Acesso em: 30 de junho de 2021.


Globo. Perereca-de-capacete é adaptada a viver dentro das bromélias. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/perereca-de-capacete-e-adaptada-a-viver-dentro-das-bromelias.ghtml>. Acesso em: 30 de junho de 2021.


‌Jared, C. Perereca peçonhenta é encontrada na Cachoeira da Roncadeira, em Palmas/TO. Natureza e Conservação. 2016. Disponível em:<https://www.naturezaeconservacao.eco.br/2016/06/perereca-peconhenta-e-encontrada-na.html>. Acesso em: 30 de junho de 2021.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo