top of page

PANTANAL: POR QUE CONSERVAR?

Texto: Bárbara Santos Teixeira Costa


O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, apresenta extrema biodiversidade de plantas e animais, além de seu imenso aporte de água que é benéfico não só para o Brasil, mas para todo o planeta! Apesar de tudo isso, o bioma encontra-se ameaçado por diversos motivos, hoje vamos falar um pouco sobre as ameaças que o bioma enfrenta e quais as consequências destas para os demais biomas.

Imagem 1: Caiman yacare na superfície da água no Mato Grosso do Sul. Autoria: Thiago Silva Soares.


O bioma do Pantanal abrange três países: Brasil, Paraguai e Bolívia. No Brasil, ocorre nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, totalizando 620 mil quilômetros quadrados de extensão (Observatório Pantanal, 2021). O bioma apresenta cerca de 4700 espécies, onde 3500 espécies são de plantas, 325 de peixes, 656 de aves, 159 de mamíferos, 53 de anfíbios e 98 de répteis. (Observatório Pantanal, 2021).


Essa biodiversidade necessariamente interage com a biodiversidade em outros biomas, pois a teia ecológica não reconhece fronteiras de biomas para existir. Existem espécies exclusivas de determinados habitats, assim como existem espécies que percorrem diversos biomas e ocorrem em vários tipos de habitat. A preservação do Pantanal implica não só na proteção das espécies que ali habitam, mas também na manutenção das interações dessas espécies em outros biomas.


Além disso, o Pantanal divide diversos recursos naturais com outros biomas, principalmente a água. Com seu enorme aporte hídrico, o bioma contribui para a evapotranspiração, regulando as chuvas das regiões do centro-oeste e sudeste do país, além de reger grandes rios regionais (Nogueira, 2022).


Mas nem tudo são flores, o Pantanal sofre riscos que comprometem a sua existência. Um dos maiores perigos são as queimadas que o bioma sofre, segundo o jornal O Globo, em 2022 o Pantanal já perdeu cerca 123 mil hectares, o que configura um aumento de mais de 26% em relação ao que perdemos no ano passado, no mesmo período de tempo. As queimadas ameaçam diretamente as espécies vegetais e animais do bioma, o que pode futuramente ocasionar na extinção dessas espécies.


Desta forma, é imprescindível que as queimadas sejam controladas, a fim de preservar a gigantesca biodiversidade da região e seu enorme aporte hídrico!


Referências


Nogueira, E. A importância do Pantanal para a preservação da água da América do Sul. Casa e Jardim. 2022. Disponível em <https://revistacasaejardim.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2022/03/importancia-do-pantanal-para-preservacao-da-agua-da-america-do-sul.html-shows> Acesso em: 11 set. 2022.


Pantanal começa a temporada mais seca do ano em estado de alerta. O Globo. 2022. Disponível em <https://www.theguardian.com/environment/2014/may/20/more-sea-turtles-will-be-born-female-as-climate-warms-study-shows> Acesso em: 11 set. 2022.


Pantanal e a sua importância para a humanidade. Observatório Pantanal. 2021. Disponível em <https://https://observatoriopantanal.org/2021/11/12/pantanal-e-a-sua-importancia-para-humanidade/> Acesso em: 11 set. 2022.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page