top of page

PANTANAL EM CHAMAS

Texto: Giulia S. Marchiori


O Pantanal está em alta, principalmente após a regravação da novela das nove na Globo, o nome Pantanal tem sido muito comentado, mas será que você conhece as ameaças que esse importante bioma brasileiro têm sofrido?

Imagem 1. A imagem mostra uma onça pintada, um dos símbolos desse bioma. Localidade: Pantanal. Autor: Thiago Silva Soares.


Este bioma é uma grande planície de deposição fluvial que possui estações de seca e cheias bem acentuadas. Com a expansão da agropecuária e o garimpo, este ambiente está sendo amplamente afetado pelo homem, com o desmatamento do planalto, poluição dos rios, construção de barragens e com os grandes incêndios.


As queimadas ou grandes incêndios provocam grandes perdas no ecossistema, destruindo parte da flora, levando a morte da fauna e ocasionando grande desequilíbrio ambiental. Nos anos de 2019 e 2021 as queimadas foram impactantes e mostraram seu poder de destruição. O fogo pode ter origem natural e podem ser ocasionais na estação seca, mas o desmatamento e uso inconsciente da água vem agravando este evento, além de existir as queimadas criminosas que estão cada vez mais frequentes.


Os efeitos causados pelo fogo podem ser desastrosos, como o aumento imediato da temperatura, a queima de nutrientes essenciais para a vida, como nitrogênio e fósforo, e a mudança significativa no balanço energético da área. Os animais do Pantanal que conseguem escapar dos incêndios acabam sendo afugentados para áreas distintas, e os habitats adequados ficam cada vez menores e com mais competição.


A pergunta que pode surgir é "todo fogo é igual?" e a resposta é não. O fogo pode variar em seu tamanho, intensidade e duração, também pode variar de acordo com estações. Em locais onde há clima seco costuma-se ter maior intensificação desse elemento. O fogo quando controlado e utilizado de forma correta e segura pode não ser perigoso, mas quando estão fora de controle e tornam-se incêndio, consome o ambiente causando esse grande impacto negativo.


Referências


ALHO, C.; MAMEDE, S.; BENITES,M.; ANDRADE, B.; SÉPULVEDA, J. Ameaças à biodiversidade do pantanal brasileiro pelo uso da ocupação da terra. Ambiente & sociedade. 2019.


BARROSO, M.; SOARES, M.; GARCIA, E. Revista GALILEU. Pantanal: entenda as causas e consequências dos incêndios no bioma. 2020.

Pantanal SOS. Conheça as 4 principais ameaças para o pantanal.2021. Disponível em: https://www.sospantanal.org.br/conheca-as-4-principais-ameacas-para-o-pantanal/. Acesso em 01 Set.2022.


SILVA, S,M. As principais ameaças ao Pantanal.Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page