OS SAPOS PODEM MESMO ESGUICHAR VENENO?

Texto: Carolayne Santino da Silva


Saiba mais sobre os mecanismos de defesa ativo e passivo!


Antes de responder "sim" ou "não" para esta pergunta, é interessante entender a origem e o significado da palavra "esguichar". O verbo "esguichar" é de origem onomatopaica, ou seja, é quando um som dá origem à palavra ao qual esse som pertence, e seu significado é "lançar com força um líquido (em jato)". Portanto, é como se o ato de esguichar um líquido com força gerasse o som "esguicho". Agora, a partir desse esclarecimento fica a dúvida: "Sapos esguicham veneno?" A resposta é Sim e Não.


Para começar, é muito importante entender que na biologia não existe uma regra, afinal, estamos lidando com seres vivos e existem diversas maneiras de comportamentos. Com certeza você já deve ter escutado falar que os sapos de fato não esguicham veneno, porém, existe uma única espécie brasileira que realmente pode fazer isso, mas que raramente é mencionada nas publicações.


Estamos falando da espécie Rhaebo guttatus (sapo-dourado). Sim, um anuro que esguicha seu veneno contra predadores! Este é um mecanismo de defesa ativo, ou seja, ele esguicha o veneno quando se sente ameaçado por um potencial predador.

Figura 1. a) Indivíduo de Rhinella marina b) Glândula parotóide sendo pressionada para imitar a mordida de um predador c) Indivíduo de Rhaebo guttatus. A seta indica a localização da glândula parotóide (glândula de onde sai o veneno) d) Rhaebo guttatus na posição esguichando seu veneno. Fonte: Mailho-Fontana et al. (2013).


Agora que vocês sabem que existe ao menos uma espécie capaz de esguichar veneno, vamos falar sobre os anuros com o mecanismo de defesa passivo, aquele mecanismo comum onde os anuros não esguicham veneno, mas o liberam quando são mordidos ou pressionados. Como é possível observar na imagem abaixo, o espécime teve sua glândula parotóide levemente pressionada para que o veneno pudesse sair.

Figura 2. Indivíduo de Rhinella diptycha. O círculo destaca a glândula parotóide e a seta indica o veneno de coloração amarela. Autoria: Carolayne Santino.


Gostaram de saber sobre essas diferenças no comportamento de defesa dos anuros? Já tinham ouvido falar do sapo-dourado e que ele é capaz de esguichar veneno?

Referências:

MAILHO-FONTANA, P. L. et al. Passive and Active Defense in Toads: The Parotoid Macroglands in Rhinella marina and Rhaebo guttatus. Journal of Experimental Zoology Part A Ecological Genetics and Physiology. v. 321, n. 2, p. 65-77. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jez.1838. Acesso em: 18 de janeiro de 2022.

Meu Dicionário. Org. Esguicho. 2022. Disponível em: https://www.meudicionario.org/esguicho. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo