top of page

OS GRANDES CANTORES DAS ZONAS ÚMIDAS

Texto: Giulia da Silva Marchiori


Provavelmente você já escutou a cantoria de anfíbios próximo de corpos d’água, principalmente se você gosta de fazer trilhas noturnas próximo a esses ambientes.

Imagem 1: Destaque para o saco vocal de um Boana erythromelas. Localidade: Rio Claro RJ. Autor: Thiago Silva Soares.


Os anfíbios são conhecidos não só por sua fisionomia, mas também pelo seu canto. Mas você sabe para quais finalidades esses sons são produzidos? Ou que eles têm um segredinho que amplifica esse canto? Não? Então vem descobrir!


A grande revelação é que esses animais são grandes apaixonados e utilizam do seu dom com a vocalização para atrair parceiras. São elas que escolhem aquele que mais as agrada, o canto dos machos pode mostrar seu tamanho ou vigor, características que atrai essas fêmeas. Mas essa vocalização também é utilizada para separar espécies, já que cada uma tem um canto específico, desta forma evita-se o cruzamento interespecífico ou até mesmo a perda de energia para uma tentativa de reprodução que não prosperaria.


Além da reprodução, a vocalização também é usada para marcar território ou quando os indivíduos se sentirem ameaçados. Essa diferenciação na vocalização também é importante para os amantes dos anfíbios, como os herpetólogos, que utilizam desse mecanismo para identificar as espécies.


Por fim, chegou a hora de saber como esses animais vocalizam tão alto! Eles possuem um saco vocal situado na região gular, então eles inflam esse saco o que amplifica o seu som, como se fosse uma câmera de ressonância, tornando mais fácil achar sua localização.


Agora os segredos da vocalização dos anfíbios foram revelados e agora você já sabe o motivo para tanta cantoria.


Referências:


BERNADE, P.S. Anfíbios e Répteis Introdução ao Estudo da Herpetofauna Brasileira. Curitiba: Anolis Books, 2012.


RÖHR, D. Variabilidade acústica e respostas evolutivas a diferentes pressões seletivas no canto de anúncio de anfíbios. Repositório UFRN. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20582/1/VariabilidadeAc%c3%basticaRespostas_Rohr_2015.pdf . Acesso em: 02 Jun. 2022.


Universidade Federal do Piauí. Anfíbios Anuros: a importância da bioacústica dos sapos. Disponível em: em: https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi-2/25820-anfibios-anuros-a-importancia-da-bioacustica-dos-sapos . Acesso em: 01 Jun. 2022.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page