top of page

“OLHA A LAGARTIXA! – CUIDADO COM O COBREIRO!”


Texto: Bryan Martins


Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu que lagartixa “dá” cobreiro. Hein? Pois bem, Hemidactylus mabouia, nossa querida lagartixa de parede (taruíra em algumas regiões, víbora em outras), não transmite cobreiro. Sim, este é um fato que, possivelmente, causará “estranheza” em você, nos teus pais e avós!


Hemidactylus mabouia ou largatixa-de-parede. Fotografia: Suellen Oliveira.


Essa “onda” de que lagartixa transmite cobreiro, existe desde sempre. O nome cobreiro é um termo genérico para a doença herpes-zóster, causada pelo vírus Varicela-Zoster (Human herpesvirus 3), o mesmo causador da varicela (também conhecida como catapora). Os sintomas dessa doença são pequenos caroços que aparecem na pele, acompanhados de coceira e dor. Os populares designaram esse termo (termo cobreiro), possivelmente, pelo fato de as bolhas fazerem na pele, em alguns casos, um “zigue-zague”, “serpenteado” (similar ao das cobras e demais répteis?!), na pele do paciente.


A herpes-zóster geralmente surge da reativação do vírus que permanece “dormente” por muitos anos. A reativação, quando ocorre, acontece na idade adulta ou em pacientes imunocomprometidos (com baixa imunidade), como os portadores de doenças crônicas que afetam o sistema imunológico. Muitas pessoas, não sabendo disso, acabam matando as lagartixas de maneira cruel e sem motivo algum.


Como dito nos parágrafos anteriores, ao contrário do que muitos acham, elas não são nossas inimigas! As lagartixas nos ajudam... E muito! Estes lagartos (sim, lagartixas são lagartos, e não somente os Teiús!) são muito importantes para com o equilíbrio biológico dos ecossistemas e também para o bem-estar das pessoas. Eles comem os “insetos maléficos” (baratas, mosquitos e até aranhas que nem são insetos!) pra gente, garantindo assim, a não proliferação destes pequenos.


Padrão de coloração em H. mabouia. Fotografia: Bryan Cunha.


Sabendo de tudo isso, é importante que preservemos estes animaizinhos, pois, além de terem um importante papel no ambiente, eles ainda nos ajudam limpando nossa casa! E convenhamos...Eles são lindinhos também!!!


Referências

FIOCRUZ: INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA EM IMONOBIOLÓPGICOS-BIOMANGUINHOS.

Olhos D’água, Município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boln. S.E.A. nº35. 261- 268. 2004.

PASSOS, D. N. et al. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 1, p. 133-148, 2015.

SILVA, T. F. P; COSTA NETO, E. M. Percepção de Insetos por Moradores da Comunidade.

Vacina da Catapora Previne Contra Herpes-Zóster. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/642-vacina-da-catapora-previne-contra-herpes-zoster> Acesso em: 11 de fev. de 2019.

72.590 visualizações13 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page