top of page

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ACESSÓRIOS PARA TRILHAS E CAMPO?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

Texto: Carolayne Santino e Giulia Mosé


Acampar, fazer trilhas, ir a campo com a galera são atividades que nos proporcionam momentos incríveis na natureza, e se você faz parte do grupo que gosta desse tipo de aventura, já deve ter feito essa pergunta: “O que devo/preciso levar?” “Quais informações devo saber antes de comprá-los?"


A começar pelo básico, o primeiro passo é escolher peças de roupas que além de conforto também tragam proteção, então uma calça que seja resistente e de preferência um pouco mais larga, para que não atrapalhe sua agilidade durante a caminhada, uma camisa de manga longa também é uma boa opção, pois ela vai servir com uma barreira entre você e os insetos e também vai propiciar uma proteção contra arranhões de galhos e o sol, principalmente se for uma camisa com proteção UV. Chapéus, bonés e até coletes são acessórios que com certeza fazem a diferença nessa hora.


Imagem 1- Thiago Silva Soares em campo utilizando chapéu e camisa de manga longa com proteção UV; Bota de material emborrachado de cano longo; Colete de proteção e porta acessórios; Calça de material resistente e maleável para melhor conforto. Fotos: Thiago Silva Soares, Diego Henrique Santiago (colete) e Bruno Alessandro Augusto Peña Corrêa (bota e calça).



Para a proteção dos pés, é importante que os calçados que vão ser usados sejam fechados, dependendo do tipo de campo é possível utilizar um tênis, sempre pensando no conforto e que seja antiderrapante para evitar acidentes, mas existem tipos de campos em que botas específicas para trilhas serão mais essenciais também sempre é bom utilizar meias altas, sendo essas por cima da boca da calça, para dificultar o acesso de carrapatos e formigas. Além disso, as perneiras são ótimas aliadas, pois são equipamentos que vão proteger as suas pernas de animais que possam causar acidentes ofídicos.


Imagem 2- Itens muito utilizados e fundamentais em campo como, facão, canivete, garrafa d'água e lanterna. Fotos: Diego Henrique Santiago.



Dependendo da atividade escolhida, os acessórios podem variar. Por exemplo, se você prefere fazer um campo, itens como, canivete, lanternas e até facão podem ser fundamentais e claro, uma boa garrafa d'água para se manter hidratado.



Imagem 3- Gancho herpetológico, lanterna de cabeça, laço para captura e contenção de jacarés e uma pederneira. Fotos: Bruno Alessandro Augusto Peña Corrêa (gancho) e Diego Henrique Santiago (demais itens).


Os itens acima são mais utilizados pela galera experiente, mas você também pode ficar por dentro e conhecê-los! Temos o gancho herpetológico (utilizado para manejar serpentes), logo abaixo, está um laço para capturar jacarés. O equipamento ao lado é a pederneira, item usado para fazer fogo, e claro, uma lanterna de cabeça, pois é mais prática e te deixa com as mãos livres para manusear outros objetos.

Ainda existem dicas que podem te ajudar nessa aventura, como as capas de chuva para o corpo e para as bolsas, mochilas que tragam um maior conforto para as suas costas, por exemplo as que apresentam alças barrigueiras, que tiram um pouco da sobrecarga dos ombros, óculos de sol para proteger seus olhos dos raios solares, pilhas extras para lanternas ou GPS, um carregador portátil para o celular e por fim mas não menos importante sempre ir com muita disposição!



Referências:


AVENTURA, Colibri. Trilha, o que vestir e o que levar? 2020. Disponível em: https://www.colibriaventura.com.br/2020/09/22/trilha-o-que-levar-e-o-que-vestir/. Acesso em: 12 abr. 2023.


EU QUERO BIOLOGIA. Biólogo de Campo: vestimenta e itens importantes. 2019. Disponível em: https://www.euquerobiologia.com.br/2015/01/biologo-de-campo-vestimenta-e-itenshtml. Acesso em: 12 abr. 2023.


HERPETO CAPIXABA. Kit Campo: como se vestir e o que levar. 09 mar. 2023. Instagram: @herpetocapixaba. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/CplOqSJs674/?igshid=MDJmNzVkMjY=. Acesso em: 12 abr. 2023



123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page