top of page

O AMOR ESTÁ NO AR E É POSSÍVEL ESCUTAR!

Atualizado: 20 de abr. de 2019


Aaah a sinfônia do amor.

Texto: Tainara de Alencar

Sapo-martelo; Boana faber - Fotografia: Alexander Mônico

A época de maior índice de reprodução dos anfíbios está chegando, o verão!! Se preparem para ouvir em alto e bom som, a sinfonia do amor!


A vocalização (som emitido ao inflar o saco vocal) dos anfíbios está principalmente associada com a corte de parceiros. Os machos vocalizam principalmente na intenção de atrair as fêmeas, mas há também outros tipos de cantos classificados como canto territorial quando um macho tem seu território invadido por outro macho, vocaliza em tom de advertência, há outros tipos de cantos, como também cantos de estresse, quando são capturados por predadores, canto de soltura podendo ser emitido por machos e fêmeas na intenção de sair do amplexo (comportamento de copula) efetuado por outro macho.


A partir das vocalizações é possível aprender sobre o comportamento das espécies, além disso, por serem bem característicos é bastante útil na taxonomia, já que é possível identifica-los apenas ao ouvir, essa linda da foto, a Boana faber (Wied-Neuwied, 1821), é conhecida popularmente como sapo-martelo, pois sua vocalização lembra um martelo batendo. Espécies novas são descritas com auxilio da bioacústica, já que espécies diferentes emitem frequências diferentes.


Por meio das vocalizações é possível fazer levantamentos rápidos através do registro acústico das diversas espécies em gravações de áudio ou e vídeo. Além disso, alguns trabalhos já mostram também a influência de ações antrópicas, como as estradas, na variação de parâmetros acústicos. Em um trabalho os autores detectaram que os machos mais próximos da estrada têm maiores taxas de repetição do que machos mais distantes da estrada. Por isso evite barulhos perto de brejos, lagoas e riachos para não atrapalhar a sinfonia do amor.


Herpeto Capixaba - Pelo conhecimento e conservação dos Anfíbios e Répteis do Espírito Santo.


Referências Bibliográficas

LINGNAL R. et al. “A new species of Hylodes (Anura: Hylodidae) from the Brazilian Atlantic Forest”. Copeia 2008, Nº 3, 395-602.

CONRAD J. H. & MIRIAM. W. G. “Rod Impacts on Abundace, Call Traits, and Body Size of Rainforest Frogs in Northeast Australia” Ecology and Society, 2010.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page