top of page

JACARÉS E CROCODILOS: VOCÊ CONHECE O GAVIAL?

Texto: Carolayne Santino


Imagem 1- Acima, filhotes de gavial. Abaixo, espécime fêmea adulta de gavial. 



Muito parecido com os outros crocodilianos (jacarés e crocodilos), o gavial (Gavialis gangeticus) possui diversas diferenças, além de ser muito interessante. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse réptil asiático e ainda se surpreender com algumas curiosidades da espécie? 


A ordem Crocodilia engloba três famílias: Crocodylidae (crocodilos), Alligatoridae (jacarés) e Gavialidae (gaviais). Os gaviais são, dentre os répteis da ordem Crocodilia, os que possuem o focinho mais alongado e estreito e têm hábitos mais aquáticos do que terrestres em comparação aos demais crocodilianos. São ovíparos (as fêmeas botam ovos) e o sexo dos filhotes é determinado de acordo com a temperatura do ambiente durante a incubação. Uma ninhada pode ter até 60 ovos. O dimorfismo sexual da espécie é muito evidente, visto que o macho possui uma protuberância na ponta do focinho, enquanto a fêmea não. É justamente essa diferença entre machos e fêmeas que os tornam os únicos crocodilianos visualmente dimórficos, ou seja, são os únicos que se pode notar apenas olhando qual é o macho e qual é a fêmea. 


Imagem 2 - Acima, macho adulto de gavial. Note a excrescência (saliência) nasal na ponta de seu focinho. Abaixo, fêmea adulta de gavial (sem bulbo nasal). Foto Inaturalist, 2023. https://www.inaturalist.org/observations/172382306.


Estão distribuídos no continente asiático, nos países de Bangladesh, Butão, Índia, Mianmar, Nepal e Paquistão. São animais criticamente ameaçados de extinção, pois mesmo que haja algumas populações distribuídas nesses países, essas totalizam poucas centenas de indivíduos adultos.




Curiosidade etimológica

O nome "Gavial", em português, é derivado da palavra "Gharial", e esta, por sua vez, tem origem na palavra hindustani "ghara" que, significa "pote de barro", o que faz uma referência à excrescência nasal que o macho possui na ponta do focinho.


Imagem 3 - Espécime adulto de gavial às margens de um lago artificial. Note como ele é muito parecido com um crocodilo ou jacaré, exceto pelo seu focinho estreito e longo. Foto: Inaturalist, 2023. https://www.inaturalist.org/observations/172382306.



Referências



INATURALIST. Gharial (Gavialis gangeticus). 2023. Disponível em: https://www.inaturalist.org/observations/172382306. Acesso em: 24 jul. 2023.


UETZ, P., FREED, P, AGUILAR, R., REYES, F., HOSEK, J. THE REPTILE DATABASE. Gavialis gangeticus. 2023. Disponível em: https://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Gavialis&species=gangeticus. Acesso em: 23 jul. 2023. 


WHITAKER, R.; BASU, D. The gharial Gavialis gangeticus): A review. Hornbill: Journal of the Bombay Natural History Society, [s. l], v. 3, n. 79, p. 531-548, 1982.


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page