top of page

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HERPETOLOGIA

O IX-Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH) registrou o maior número de participantes da sua história. Foram mais de 800 inscritos, número que mostra o interesse crescente do público sobre a área de herpetologia.



Texto: Julie Borchardt


Participantes na abertura do IX-CBH no Teatro Municipal de Paulínia.


O IX-CBH ocorreu entre os dias 22 a 26 de Julho na cidade de Campinas (SP), e teve como tema a Herpetologia Inclusiva. Esta temática visa incluir mulheres, negros e pessoas portadoras de necessidades especiais no ramo da herpetologia, combinando diferentes ideias e linhas de pesquisa de maneira equilibrada.


O evento contou com nomes importantes da herpetologia mundial como Célio Haddad, Karen Lips, Marcio Martins, Paula Eterovick e vários outros. Foram apresentadas 10 conferências com temas diversos, desde Dragões Alados do Passado à Sucuris: “fake histories”.


Fazendo jus à temática do congresso, foi apresentado em uma mesa redonda composta por mulheres palestrantes o tema: “Mulheres na Herpetologia ontem, hoje... e agora? Discutindo gênero para uma efetiva inclusão”. Além disso, a programação contou com mais de 100 apresentações orais, 11 simpósios e 3 workshops.


Atualmente, Projetos como Herpeto Capixaba, Biotropica, Herpeto em Foco, Herpeto Segunda Herpetólogas, Caiman e outros, têm trabalhado arduamente na divulgação científica através das redes sociais. Em pouco tempo, as páginas vêm alcançando um público cada vez maior e mais diverso, o que tem levado ao aumento dos debates sobre a importância do trabalho de divulgação científica, que, aos poucos, tem alcançado a sociedade de modo significativo.



Time Herpeto Capixaba marcando presença no IX-CBH



O IX-CBH abordou uma quantidade variada de assuntos. Além de debates sobre anfíbios e répteis, temas como políticas públicas para criação de reservas, parques, leis ambientais e a inclusão da mulher na herpetologia foram recorrentes nas apresentações.


Nesta edição, a CBH realizou concursos de fotografia, tatuagem e um divertido concurso de vocalização realizado no bar Lado B, reunindo muitos participantes do congresso.


E aí? Você participou? O que achou? Conta pra gente a sua experiência com o Congresso Brasileiro de Herpetologia. E se você não participou, fique atento sobre os próximos eventos. Mergulhe com a gente no mundo da herpeto.


209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page