top of page

HERPETOLOGIA PARA TODOS – O LIVRO

Por Aline Pereira Costa


Por três anos consecutivos o Herpeto Capixaba foi responsável pelo maior espetáculo científico da herpetologia, uma idealização de toda uma equipe na qual seu maior objetivo era levar o conhecimento sobre répteis e anfíbios para todas as pessoas apaixonadas por esses fantásticos animais.


Sabe-se que eventos científicos são importantes para estudantes e profissionais que trabalham na área, porém nem sempre muitos conseguem ou podem participar desse tipo de evento, seja por questões financeiras, tempo ou até mesmo distância. Assim, surgiu o lema “Herpetologia para todos”, uma forma que nós do Herpeto Capixaba encontramos de levar o conhecimento herpetológico para os interessados neste tema. Deste modo, nascia o I Herpetorama.

Imagem 1. Palestra na UFES durante I Herpetorama em 2019. Foto: Thiago Silva-Soares.


Durante os anos de 2019, 2020 e 2021, o Herpetorama reuniu pesquisadores, profissionais e milhares de ouvintes para debates sobre herpetologia. O I Herpetorama ocorreu de forma presencial e online, diferentemente dos anos de 2020 e 2021 que, devido a Pandemia do COVID-19, teve que ocorrer de forma inteiramente online. Mas isso foi muito produtivo pois, conforme nosso lema, conseguimos levar o conhecimento herpetológico para todos os cantos do Brasil.


E foi a partir dessa idealização em levar o conhecimento de forma acessível e para todos os entusiastas do assunto é que nasceu o primeiro livro do Herpeto Capixaba: Herpetologia para todos ! Todos os palestrantes do Herpetorama foram convidados a transformarem suas falas em linhas, de forma que três anos de palestras foram compilados neste livro.

Imagem 2. Capa do livro HERPETOLOGIA PARA TODOS.


Desta forma, nós do Herpeto Capixaba convidamos todos vocês, caros leitores, a acessarem o livro. Ele encontra-se em formato PDF justamente para que todos possam ter acesso à informação herpetológica, de maneira que possam não apenas conhecer mais sobre esse fantástico mundo dos répteis e anfíbios, mas também se tornarem perpetuadores desse conhecimento.


REFERÊNCIAS


Silva-Soares, T., Monjardim, M., Figueiredo, R.G. (eds.). 2023. Herpetologia para todos. Editora Instituto Biodiversidade Neotropical. 218 pp.

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page