Texto: Bryan da Cunha Martins
As vezes podemos nos perguntar algo tipo “será que ainda existem espécies para serem descobertas?” Nosso planeta possui muitas áreas ainda pouco amostradas e certamente ainda existem muitas espécies para serem descobertas e podemos dizer que estão sendo!
Mesmo que de maneira não eventual, como por exemplo, uma espécie de serpente encontrada dentro do estômago de outra serpente. Sendo assim, tenha em mente que não conhecemos tudo e nunca conheceremos! Porém, os cientistas trabalham para descobrir a maior quantidade de informações deste mundão! Neste texto mostraremos algumas espécies de serpentes descritas nos anos de 2018 e 2019 de quatro famílias diferentes ao redor do mundo.
Figura 1: serpentes apresentadas no texto.
Ahaetulla laudankia, Colubridae (Índia, 2019)
Uma nova espécie de serpente do gênero Ahaetulla (figura 1.a) foi descrita na Índia peninsular. O novo táxon é uma cobra arbórea de tamanho médio, que se distingue bastante das outras espécies do gênero por diferenças morfológicas e genéticas.
A nova espécie parece estar amplamente distribuída na Índia, tendo sido encontrada no Gates (uma cordilheira ocidental), na Índia Central, e no leste do Rajastão (região ao norte da Índia). No entanto, é relativamente raro, com pouquíssimos indivíduos encontrados. O trabalho de descrição foi concluído em 2019 e o indivíduo usado para descrever a espécie está tombado na Coleção Nacional de Pesquisas Zoológicas da Índia.
Não se sabe muito sobre a espécie ou mesmo sobre o gênero, mas se trata de uma serpente da família Colubridae, opistóglifa (que possui presas inoculadoras de peçonha, não-móveis no fundo da boca) que se alimenta de anfíbios e, possivelmente, de répteis como pequenos lagartos.
Cenaspis aenigma, Dipsadidae (México, 2018)
Este curioso caso aconteceu no estado de Chiapas, no sul do México em 1976. Trabalhadores estavam coletando palmeiras no interior de uma floresta e encontraram uma serpente coral verdadeira (Micrurus nigrocinctus). Infelizmente o animal foi eliminado, mas, pelo menos chegou às mãos dos pesquisadores que, ao avaliarem o conteúdo estomacal da coral, encontraram outra serpente. O interessante é que esta serpente não foi identificada como nenhuma outra. Desde então a serpente ficou sem identificação no Centro de Pesquisa de Biodiversidade de Anfíbios e Répteis da Universidade do Texas, EUA.
Descrita em 2018, com único exemplar de 1976, por um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas, a serpente foi batizada como Cenaspis aenigma (figura 1.b).Do Latim Cena significa “jantar”, Aspis significa “espécie de cobra” e aenigma significa “enigma”. Acho que dá para ter uma noçãozinha do porquê, né?
Infelizmente essa espécie nunca foi encontrada viva. O grupo dos cientistas que descreveram a espécie não acha que ela seja uma espécie rara, e sim uma espécie com hábitos que dificultam seu avistamento (como por exemplo, provável hábito fossorial, combinado com outros comportamentos desconhecidos, além da área não possuir muitos levantamentos de espécie), e por isso nunca mais foi registrada.
Segundo os pesquisadores, estudos morfológicos sugerem que a serpente pertence à família Dipsadidae e com os possíveis gêneros, Adelphicos e Atractus, sendo “Cenaspis” um gênero novo e possivelmente temporário. Infelizmente não se sabe mais nada acerca da espécie.
Bothrops sonene, Viperidae (Peru, 2019)
Para os fãs da família Viperidae, especialmente do gênero Bothrops, apresentamos a mais nova espécie de jararaca do mundo! A espécie é oriunda dos Pampas del Heath, situado no Parque Nacional de Bahuaja-Sonene (olha o nome!), no Peru. A título de curiosidade, Pampas del Heath é uma área de savanas sazonalmente inundadas.
A nova espécie chamada de Bothrops sonene (figura 1.c) é facilmente distinguida das outras espécies do gênero por padrões morfológicos como, por exemplo, a combinação exclusiva de cor e forma do padrão dorsal que consiste em pequenas manchas em forma de C.
Análises moleculares também corroboraram com a descrição de uma nova espécie. Foram realizadas análises filogenéticas baseadas na morfologia de cinco genes mitocondriais. E a análise possibilitou o enquadramento da nova espécie no grupo de B. neuwied.
Micrurus boicora, Elapidae (Brasil, 2018)
Uma espécie de serpente da família Elapidae (das corais verdadeiras) foi descrita por pesquisadores brasileiros no ano de 2018. A espécie é proveniente dos estados de Mato Grosso e Rondônia, na Amazônia Brasileira e recebeu o nome de Micrurus boicora (figura 1.d).
Morfologicamente a nova espécie possui uma característica que a enquadra no mesmo grupo da M. hemprichii: a placa anal simples. Todavia, esta difere das outras espécies deste grupo por possuir uma faixa vermelha nas escamas parietais (no dorso da cabeça), característica presente somente nos indivíduos juvenis. Outra característica que difere do grupo de M. hemprichii é a inexistência de anéis corporais laranjas ou amarelas no dorso.
M. boicora pode ser diferenciada de M. hemprichii por conta da menor quantidade de tríades corporais (anéis em tríade, conjunto de 3 anéis) de M. ortoni por conta do menor número de escamas no ventre e na cauda.
Referências
CAMPBELL, J. A.; SMITH, E. N.; HALL, A. S. Caudals and Calyces: The Curious Case of a Consumed Chiapan Colubroid. Journal of Herpetology: Dezembro, 2018, Vol. 52, No. 4, pp. 458-471. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Caudals-and-Calyces%3A-The-Curious-Case-of-a-Consumed-Campbell-Smith/c3b82a14ea08e0cd6dabef0fb193fdba1d7c9fb8. Acesso em: 23 ago 2021.
CARRASCO, P. Aet al. A new species of Bothrops (Serpentes: Viperidae: Crotalinae) from Pampas del Heath, southeastern Peru, with comments on the systematics of the Bothrops neuwiedi species group. Zootaxa. 2019. 4565 (3): 301–344. Disponível em: https://www.biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4565.3.1. Acesso em: 23 ago 2021.
DEEPAK, V.; et al. A new species of Ahaetulla Link, 1807 (Serpentes: Colubridae: Ahaetullinae) from India. Journal of Natural History. 53:9-10, 497-516. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00222933.2019.1589591?journalCode=tnah20. Acesso em: 23 ago 2021.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Nova Espécie de Cobra Descoberta no Estômago de Outra Serpente. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/01/nova-especie-de-cobra-descoberta-no-estomago-de-outra-serpente. Acesso em: 23 ago 2021.
BERNARDE, P. S.; et al. Remarkable new species of coral snake of the Micrurus hemprichii species group from the Brazilian. BioOne 54(4) 249–258 30. Outubro, 2018 ISSN 0036–3375. Disponível em: http://allopatry.com/wp-content/uploads/2018/12/Campbell-Smith-and-Hall-2018-Caudals-and-calyces-the-curious-case-of-a-consumed-Chiapan-colubrid.pdf. Acesso em: 23 ago 2021.
Comments