top of page

A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS

Texto: Giulia da Silva Marchiori


É comum encontrar pessoas que tenham medo de animais peçonhentos, mas você sabia que eles são muito importantes para nós e para a natureza?


Imagem 1: Foto de uma Bothrops erythromelas. Foto tirada em Ipupiara, Bahia. Autor: Thiago Silva-Soares.


Animais peçonhentos são aqueles que apresentam glândulas de veneno e algum mecanismo que lhes permita injetar seu veneno no organismo de outro animal. Como exemplos de mecanismos temos os ferrões de abelhas ou escorpiões e os dentes das serpentes. Mas qual a importância dos animais peçonhentos para a biodiversidade?


As serpentes, ou cobras, cumprem um papel importante para o equilíbrio de sistemas naturais. Elas alimentam-se de vários animais, desde insetos a vertebrados, como peixes, anfíbios, aves, mamíferos e répteis. Por isso, as serpentes participam do controle das populações destes animais. Os temidos roedores (como os ratos que infestam as nossas cidades) também fazem parte da alimentação das serpentes, então elas acabam fazendo um papel de controle de doenças que eles podem transmitir.


As serpentes, bem como outros animais peçonhentos, também têm grande importância para a indústria farmacêutica. Os venenos possuem uma ampla variedade de compostos químicos e são estudados para a produção de vários medicamentos, como por exemplo o famoso medicamento para hipertensão conhecido por Captopril. Ao reconhecermos a importância dos animais peçonhentos para o meio ambiente e consequentemente para os seres humanos, fica claro o motivo pelo qual devemos preservá-los.



Referências


INSTITUTO BUTANTAN. Por que as serpentes são importantes para o equilíbrio ambiental?. Disponível em < https://butantan.gov.br/bubutantan/por-que-as-serpentes-sao-importantes-para-o-equilibrio-ambiental> Acesso em: 02 de Out. 2022

MONACO, L.M.; MEIRELES, F.C.;ABDULLATIF, M.T. Animais venenosos: serpentes, anfíbios, aranhas, escorpiões, insetos e lacraias. Instituto Butantan.2017.




261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page