top of page

A CORRIDINHA DOS LAGARTOS

Texto: Giulia S. Marchiori


Você já reparou em um lagarto correndo? Se a resposta for sim, então foi possível perceber que eles sempre dão uma paradinha no meio da corrida. Mas você sabe o porquê eles fazem isso? A resposta é que eles param para respirar!

Figura 1. Lagarto da espécie Enyalius perditus. Localidade: Vargem Alta, Espírito Santo. Foto: Thiago Silva-Soares.


O sistema respiratório dos lagartos possuem um mecanismo chamado “pressão negativa”, é quando ocorre uma movimentação das costelas e da parede corporal para que haja a expansão da cavidade torácica. Com isso, a pressão nos pulmões diminui e o ar é puxado para dentro deles. Enquanto que para expelir o ar, acontece a movimentação das costelas e da parede corporal para frente, assim comprimindo os pulmões.


Então, o que traz a dificuldade dos lagartos correrem continuamente, sem a necessidade de pequenas pausas é a utilização dos músculos da parede corporal para a respiração, já que essa parte do corpo também é utilizada na hora da movimentação para a corrida, com isso seriam dois diferentes trabalhos, movimentação rápida e respiração, para uma única parte do corpo desse indivíduo e ao mesmo tempo, por isso as famosas paradas acontecem. Algumas pessoas podem pensar que eles fazem isso para observar o meio que estão, mas o real objetivo é recuperar o fôlego.


Você pode pensar “então todos esses animais respiram assim?” E a verdade é que não, existem lagartos que enchem de ar a região gular da garganta e força esse ar para os pulmões, conseguindo manter as trocas gasosas acontecendo enquanto estão em movimento.


Agora você sabe mais uma informação desse grande mundo dos répteis e já pode sair compartilhando seu conhecimento.



Giulia S. Marchiori, graduanda, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Contato: giulia.marchiori@edu.ufes.br



Referências


MOYES. C.D., SHULTE. P.M. FISIOLOGIA ANIMAL. 2° ed. Editora ARTMED S.A. São Paulo. 2010.


ROSA. J. RÉPTEIS. EDUCA+BRASIL. 2022. Disponível em: Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/repteis . Acesso em: 30 Mar. 2022.


STUNITZ. L.C. ANATOMIA DOS RÉPTEIS. Centro Científico Conhecer. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/download/repteis/Anatomia%20dos%20repteis.pdf

Acesso em: 28 Mar. 2022.


245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page