top of page

A COBRA VAI MAMAR!



Texto: Lucas Rosado



Se você mora no interior ou tem parentes que moram ou moravam, provavelmente já deve ter escutado a história de que uma cobra preta é atraída por mulheres amamentando e durante a noite invade a casa para mamar! Enquanto ela bebe o leite, a ponta da cauda vai à boca do bebê para que este não chore e acorde a mãe, e conforme vai se alimentando ganha a coloração branca.


O que você acha, mito ou verdade?

MITO! Esta é uma das muitas histórias sobre cobras que caíram nas graças de contos populares, entretanto, ela é impossível de ser real e você vai descobrir o porquê! Vamos começar pelo fato de cobras não possuírem musculatura e arranjo ósseo para fazer o movimento de sucção (observa a comparação na imagem 1 que você vai entender melhor), então as serpentes não têm como puxar o leite pelo peito da mulher.







Comparação entre a musculatura de cavalo (A) com a de uma cobra (B).

Fonte: A: Oliveira, T., 2015. B: Grzimek, B., 2003.



A musculatura da cabeça de uma cobra permite apenas o movimento de abrir e fechar a boca, por isso, inclusive que ela é incapaz de mastigar o alimento (nisso os dentes também entram pra história). Mas e se ela beber o leite, assim como ela bebe água? Você pode pensar. Infelizmente (ou felizmente) ela não tem enzimas capazes de digerir a lactose (a famosa lactase), então, se ela tomar leite, ela provavelmente terá alguns problemas intestinais.


Mas então por que essa história começou? Alguns sugerem que é pelo fato delas serem encontradas em celeiros junto de vacas leiteiras, e associaram a lactação com a cobra, mas esqueceram de pensar que: ela provavelmente estava lá para caçar ratos! Outra associação possível é devido a suas excretas (urina e fezes), que algumas vezes podem sair brancas devido aos seus processos metabólicos.


Mas afinal de contas, que cobra é a famosa “cobra preta”? Muito conhecida também como mussurana, a Pseudoboa nigra (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) é uma serpente de médio porte alcançando tamanhos maiores que 1 metro de comprimento. Ela tem veneno, mas sem importância médica, então não precisa ficar com medo. Sua dieta é variada, indo de pequenos lagartos e cobras, a pequenos roedores. Essa espécie de serpente apresenta uma variação ontogenética na coloração, ou seja, conforme vai crescendo a cor também muda.



A: Juvenil de P. nigra. Autor: Novaes, R. 2011. B: Adulto de P. nigra. Autor: Folly, H.


Nessa altura do texto você deve estar pensando: se ela não bebe leite, então por que tem bicho branco? É a mesma cobra?


E eu repondo agora. Sim, é a mesma espécie. Eles apresentam muitos casos de melanismo, podendo assim, ficar com grandes variações na sua coloração. Então por isso, na história, acreditava-se que ela ficava branca com o consumo do leite. Mas aqui, agora que você já sabe que tudo não passa de uma história, um mito, não vamos deixar com que isso continue se propagando e esse bicho continue a ser morto, certo? Contamos com você!



P. nigra com melanismo: sua coloração deixar de ser preta e passa a ficar branca. Oliveira, J.


Referências

Assis, G., Guedes, J., Costa, H., Feio, R. Serpentes de Viçosa e Região. Gráfica Multimpresso LTDA. Viçosa-Minas gerais, 2018.

Castro, T. & Silva-Soares, T. Répteis da restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha.1 ed. Departamento de Publicações Acadêmicas e Cientificas Centro Universitário São Camilo, Espirito Santo, 2016.

Fernandes, H. Um pouco mais sobre as cobras que bebem leite. Disponível em: <https://blogdonurof.wordpress.com/2012/01/16/um-pouco-mais-sobre-as-cobras-que-bebem-leite/> Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Grzimek, B. Animal life encyclopedia. 2º ed. Vol. 7. Thomson Gale. 2003.

Novaes, LMR. Anfíbios & Répteis do Brasil. Disponível em: <http://ardobrasil.blogspot.com/search/label/Serpentes> Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Oliveira, J. Deskgram. Disponível em: <https://deskgram.net/p/1878390524110406150_386057334> Acesso em: 26 de fevereiro de 2019.

Oliveira, T. Anatomia do cavalo. Disponível em: <https://www.mundodosanimais.pt/animais-de-quinta/anatomia-cavalo/> Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Pinheiro, R. Cobra que bebe leite? Um pouco mais sobre a Pseudoboa nigra, a cobra preta! Disponível em: <https://blogdonurof.wordpress.com/2010/10/05/cobra-bebe-leite-um-pouco-mais-sobre-a-pseudoboa-nigra-a-cobra-preta/> Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

711 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page