top of page

A BIODIVERSIDADE DO CAPARAÓ PELO HERPETO CAPIXABA

Texto: Katarine N. Norbertino

No mês de outubro de 2021 o Herpeto Capixaba teve a oportunidade de apresentar um pouquinho da biodiversidade do Parque Nacional do Caparaó em plena rede nacional de televisão! O HC contou com a participação da equipe do Globo Repórter numa de nossas atividades de campo em busca dos répteis e anfíbios que vivem no lado capixaba das montanhas do Caparaó.

Imagem 1. Membros do HerpetoCapixaba em atividade de campo no Parque Nacional do Caparaó.

Na reportagem, que foi ao ar no dia 20 de maio de 2022, foram apresentados alguns dos animais mais fascinantes desse lugar, como o lagartinho-do-Caparaó (Caparaonia itaiquara) e a rã-granulosa-do-pico-da-bandeira (Cycloramphus bandeirensis), ambas espécies endêmicas dessa região.

Imagem 2. Lagartinho-do-Caparaó Caparaonia itaiquara. Foto: Thiago Silva-Soares. Localidade: PARNA Caparaó/ES.

Imagem 3. Rã-granulosa-do-pico-da-bandeira Cycloramphus bandeirensis. Foto: Thiago Silva-Soares. Localidade:Parque Nacional do Caparaó, Pedra Menina/ES.


Esse momento mostra que a pesquisa é, sim, extremamente importante para a conservação da biodiversidade, mas quando ela está associada à divulgação científica, terá sempre o seu efeito potencializado. Por isso, para nós do HC, foi uma grande conquista poder falar a um público maior, enfatizando a urgência de conservarmos a biodiversidade no nosso país, não só em unidades de conservação, mas em todos os espaços onde haja fauna e flora vivendo.

Se você ainda não viu a reportagem completa, você pode acessá-la no nosso Instagram ou no site do Globo Repórter!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page