top of page

Instituto Biodiversidade Neotropical e Herpeto Capixaba: apresentação pública na Assembleia

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Instituto Biodiversidade Neotropical e Herpeto Capixaba: apresentação do projeto na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.


Texto: Carolayne Santino



Na última quarta-feira, dia 02 de agosto de 2023, membros do Instituto Biodiversidade Neotropical (IBN) participaram de uma plenária da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Thiago Silva-Soares, presidente do instituto, Beatriz da Silva Brito, Diretora Administrativa e Tomas Lima Rocha, Coordenador de pesquisa, avaliação e monitoramento de biodiversidade, foram os representantes do IBN nessa sessão ordinária.


Imagem 1 - As setas indicam os representantes do IBN. À esquerda, Tomas Lima Rocha, ao centro, Thiago Silva-Soares e à direita, Beatriz da Silva Brito. Foto: Acervo do Gabinete do Deputado Fabrício Gandini.


O intuito do encontro foi apresentar o IBN desde sua fundação pelo projeto Herpeto Capixaba, até as pesquisas recentes, onde queremos chegar, e claro, aos futuros parceiros, do que precisamos para alcançar as próximas metas. Estiveram presentes também os deputados estaduais Fabrício Gandini Aquino, Presidente da comissão, Lucas Da Re Polese e a deputada estadual Iriny Nicolau Corres Lopes.


Imagem 2 - Sessão plenária da Comissão de Meio Ambiente na ALES ocorrida no dia 02/08/2023. Acima, da esquerda para a direita: Thiago Silva-Soares, o deputado Fabrício Gandini Aquino, a deputada Iriny Nicolau Corres Lopes e Fabiana de Mendonça Cruz, subsecretária de Estado de Biodiversidade e áreas protegidas. Foto: Beatriz da Silva Brito.


Também estiveram presente membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os quais reforçaram a importância e iniciativas e institutos como os nossos, e também ofereceram apoio aos nossos projetos.

Imagem 3 - Thais de Assis Volpi, gerente de Biodiversidade e Biotecnologia, SEAMA. Fotos: JV Andrade.



De acordo com os integrantes do IBN, o encontro foi enriquecedor, visto que serviu para apresentar o Instituto Biodiversidade Neotropical e também o Herpeto Capixaba à esfera pública e governamental. Nessa premissa, foi possível estreitar laços e pedir apoio aos deputados e demais parceiros para investimento nos projetos de pesquisa futuros e nos que estão em andamento.


A presença da subsecretária e da gerente de Biodiversidade foi fundamental não apenas para ressaltar a relevância da mulher na política, mas também para ressaltar o quão importante é para a conservação das espécies ter representantes do meio científico no âmbito parlamentar, pois assim, os projetos ganham mais segurança e credibilidade na execução. Ainda, o encontro serviu para que o IBN conhecesse outros projetos ambientais que estão alinhados com nossas pesquisas conservacionistas. Ademais, pensando na conservação, foi levantada a importância da criação de projetos que invistam prioritariamente no grupo herpetofaunístico, grupo o qual é extremamente importante para a manutenção da biodiversidade mas que é muito negligenciado.


Imagem 3 - O presidente do Instituto Biodiversidade Neotropical, Thiago Silva-Soares recebendo oportunidade para apresentar o instituto em uma forma de pré-lançamento IBN. Foto: Beatriz da Silva Brito.



O foco do Instituto Biodiversidade Neotropical é a conservação das espécies neotropicais e o foco do Herpeto Capixaba, o qual agora se torna um projeto, uma ramificação, do IBN, é a conservação dos anfíbios e répteis, não só do Espírito Santo mas de todo Brasil.

Qual a importância de divulgar o IBN à esfera pública?


No dia 1° de outubro de 2017, nascia o HC “Pelo Conhecimento e Conservação dos Anfíbios e Répteis do Espírito Santo”, tendo como causas a necessidade de projetos de educação ambiental, projetos de conservação e o excesso de lacunas amostrais na área da herpetologia. Com a proporção dos projetos, recentemente o grupo sentiu a necessidade de ampliar os horizontes e foi assim que, em 05 de Julho de 2022, o IBN foi fundado.

O foco do Instituto Biodiversidade Neotropical é a conservação das espécies neotropicais e o foco do Herpeto Capixaba, o qual agora se torna um projeto, uma ramificação, do IBN, é a conservação dos anfíbios e répteis, não só do Espírito Santo mas de todo Brasil. Sendo assim, divulgá-los ao público junto à Educação Ambiental com o apoio de órgãos governamentais pode incentivar a população a conservar a herpetofauna local bem como as demais espécies em cada região do Brasil. Além disso, o apoio vindo desses órgãos fomenta a credibilidade de nossas ações.


Figura 4 - Thiago Silva-Soares concedendo entrevista à TV Assembleia após a plenária. Foto: Beatriz da Silva Brito.



O nosso instituto terá um evento de lançamento oficial! Fiquem tranquilos, teremos atividades online para que todos vocês, de cada cantinho de nosso Brasil, possam curtir conosco esse momento tão importante e especial para a herpetologia, para a ciência e para nós amantes de sapos, cobras, pererecas, lagartos, tartarugas, salamandras, cecílias e demais rastejantes!!

O Herpeto Capixaba e Instituto Biodiversidade Neotropical agradecem! Seguimos juntos na luta pelos anfíbios e répteis!





60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page