top of page

CROCODILOS E JACARÉS QUE USAM FERRAMENTAS? QUE HISTÓRIA É ESSA?

Texto: Bárbara Santos Teixeira Costa


Várias coisas surpreendentes ocorrem no mundo herpetológico, pois inclui uma imensa diversidade de animais. O comportamento que vamos contar aqui, apresentado por duas espécies de crocodilianos, com certeza será uma das mais surpreendentes que você já viu!

Imagem 1: Um crocodilo da espécie Crocodylus palustris utilizando ferramentas para predação de aves, em Tamil Nadu, Índia. Fonte: Dinets et al. (2013).


De acordo com Dinets e colaboradores (2013), o uso de ferramentas por animais a fim de caçar é algo muito raro, sendo restrito a alguns macacos, poucas espécies de aves e uma espécie de inseto. Além disso, há alguns registros de uma espécie de crocodilo que usa peixes como isca para capturar aves, mas não se sabe ao certo se é acidental ou não.


Porém, isso mudou com o artigo de Dinets e colaboradores (2013), onde foi observado que duas espécies de crocodilianos fazem o uso de ferramentas para caçar. A primeira espécie é um crocodilo Crocodylus palustris, originário da Índia.


No estado de Tamil Nadu, localizado na Índia, em um zoológico herpetológico denominado Madras Crocodile Bank, foi visto o primeiro crocodilo usando ferramentas durante a caça. Em um lago com diversas aves em período reprodutivo, o crocodilo mergulhava e emergia de forma que diversos gravetos ficassem dispostos em seu dorso. Após isso, o crocodilo ficou imóvel por horas, aguardando até que alguma ave buscasse o graveto para construir um ninho. Nesta observação, o crocodilo não conseguiu se alimentar de nenhuma ave. No outro registro, em um zoológico localizado na Flórida, Estados Unidos, em diversas ocasiões, jacarés da espécie Alligator mississippiensis eram vistos em diversas ocasiões usando essa estratégia de caça, e frequentemente conseguiam presas com esse comportamento.

Imagem 2: Um jacaré da espécie Alligator mississippiensis se alimentando de uma ave da espécie Egretta thula, através do uso de ferramentas, na Flórida, EUA. Fonte: Dinets et al. (2013).


Algo muito curioso é que esse comportamento sempre é realizado na temporada de construção de ninho das aves que frequentam os lagos onde os crocodilos habitam. O estudo de Dinets e colaboradores é o primeiro estudo conhecido que aborda o uso de ferramentas por crocodilianos para predação, que coincide com a temporada reprodutiva da presa. Fantástico, não?


Referências


DINETS, V.; BRUEGGEN, J. C.; BRUEGGEN, J. D. Crocodilians use tools for hunting. Ethology Ecology & Evolution, v. 27, n. 1, p. 74-78. 2015.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page